NO COMISSARIADO POPULAR PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA [NARKOMPRÓS] (Petrogrado e Moscou, fundado pouco depois da Revolução Russa por decretos datados de 2 dez., 1917, 29 jan., e 11 fev., 1918. DESTAQUES: SHETEREMBERG, David, Pavel KUSNETZOV, Alexei MORGUNOV, Robert FALK, Alexsandr RODCHENKO, Ossip BRIK e Wassily KANDINSKY.
O Conselho Operário dos Soldados Deputados (Petrogrado, nov., 1917), organizou sob a direção de Georgui Iamantov o Conselho de Museus e Preservação dos Monumentos Históricos. O Conselho elegeu um grupo conservador, do qual participava Aleksandr Benua (Benois), que, associado a Sergey Diaghilev foi um dos fundadores do grupo artístico Mundo da Arte [Mir Iskusstva] (v.). Depois da Revolução Russa, Benua foi empossado como o primeiro diretor do Museu Ermitage. O grupo esquerdista, liderado por V. V. Maiakowsky, viu acontecer o que mais temia: a direção da arte do país continuar na mão dos conservadores, representados pelos mentores do poderoso grupo do Mundo da Arte.
Os esquerdistas resolveram agir e solicitaram uma reunião, realizada com o Coronel Anatoly Lunacharsky (17 nov., 1917). Nessa ocasião os revolucionários submeteram a resolução pedindo ao novo governo autonomia para a criação de novo sistema na educação artística soviética. O jornal Nask Vek publicou (2 dez., 1917) a resolução do Coronel Lunacharsky, acessor de Lênin, de formar o Comissariado do Povo para a Educação [NAKOMPRÓS], oficial através de dois decretos publicados posteriormente (29 jan. e 11 fev., 1918).
No Departamento de Arte Figurativa [IZO], do Comissariado Popular da Instrução Pública [NARKOMPROS], o coronel Lunacharsky colocou à frente a maioria dos artistas plásticos e escritores das vanguardas soviéticas, participantes que formaram futuramente o Grupo Comunista-Futurista [KON-FUT] e o Grupo da Frente Esquerdista das Artes [LEF] (v.), que publicou as revistas Lef e Novy Lef (v., revistas detalhadas; v. biografias de David Burliuk, N. Kamensky e V. Khlebnikov e V. Maiakovsky; v. o grupo literário HYLEAE, e o Grupo Comunista-Futurista [KON-FUT]).
Como primeiro diretor do Comissariado do Povo para a Educação foi apontado o artista David Sheteremberg; como seus secretários os artistas Nicolay Punin e Natan Altman, vanguardistas da nova geração. O NARKOMPROS (1919-1921) atuou ativamente sendo administrado por artistas participantes das vanguardas soviéticas, que criaram o comitê que fundou o Museu de Cultura Artística [MCA] (v. Grupo do Museu de Cultura Artística). A artista Olga Rozanova tornou-se membro do NARKOMPROS, atuante na seção de Arte Industrial que organizou conjuntamente com Alexandre Rodchenko.
Menos de um ano depois da Revolução Bolchevique, a União dos Operários da Arte (Petrogrado, 1918), se dissolveu, perdida nas suas lutas internas. Em seguida, Vladimir Tatlin foi apontado como diretor do primeiro Comitê dos MCA, com Wassily Kandinsky, Aleksey Morgunov, Aleksandr Rodchenko, Wladislas Strzeminsky, Nadeshda Udaltsova e Sophia Dimishits-Tolstaia. O primeiro diretor do Comissariado do Povo para a Instrução [NARKOMPROS] foi o Coronel Anatoly Lunacharsky, que reorganizou a cultura e a educação soviética depois da revolução (Moscou, nov., 1918-).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
DJARFAROVA, S. Un Politica de difusión del arte moderno: los Museos de Cultura Artística. Apud CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color., pp. 82-84.
LODDER, C. El arte de vanguardia en Russia: experimento e innovación. Apud CATÁLOGO. KRENS, T.; GOVAN, M.; GUSEV, V.; PETROVA, E.; KOROLEV, I. WEBER, J.; GRASSNER, H.; LODDER, C.. La Vanguardia Rusa, 1905-1925, en Las colecciones de los Museos Rusos. Madrid: Fundación Central Hispano, Fondación ELF, 1993. 295p.: il., color.
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