sexta-feira, 13 de abril de 2012

LAURENCIN, Marie (1885-1957).


SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989.192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 116, 119, 126, 128, 130.
 
 
A artista nasceu e morreu em Paris; de origem modesta, Marie Laurencin estudou no Liceu Lamartine. A futura artista estudou em cursos noturnos de desenho, onde tornou-se aluna de M. Quignolot, professor do artista Cubista Georges Braque. Laurencin completou seus estudos de pintura na pouco conhecida Academia Humbert, quando decidiu-se abraçar a carreira artística. Laurencin passou a escrever poesias, assinando seus escritos como Louise Lalane; a artista foi apresentada à Guillaume Apollinaire e Pablo Picasso; e ao grupo de intelectuais que viviam nos ateliês do Bateau Lavoir (Paris; v., o Grupo do Barco Lavoir).
 
Laurencin e Apollinaire iniciaram romance, mas a família de Apollinaire ofereceu grande resistência ao casamento dos artistas; o idílio terminou, e G. Apollinaire curou sua decepção amorosa com temporada na casa do casal Sonia e Robert Delaunay.

Apollinaire tornou-se crítico de arte e escreveu na revista que editou, As Noites de Paris [Les Soirées de Paris] (1912-1914), sua apreciação acerca da arte de Marie Laurencin. Na época de sua ligação com a artista, o pintor primitivo Henri Le Douanier Rousseau, amigo do casal, pintou o retrato de Apollinaire e Laurencin.

Laurencin ilustrou muitos livros de autores importantes como André Gide, com suas Gravuras: Litografias e Águas Fortes, Laurencin ilustrou As Filhas do Vento, do Surrealista René Crevel, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. A artista passou a ser representada pela Galeria de Arte Paul Rosemberg, quando passou a expôr suas obras regularmente (1913-1940).

O primeiro quadro vendido de Laurencin foi adquirido pela colecionadora Gertrude Stein, que recebia semanalmente no seu salão cultural elegante, frequentado por artistas e intelectuais franceses, bem como escritores e convidados estrangeiros (1903-1933). Entre os artistas das vanguardas parisienses frequentavam o salão de Stein, P. Picasso, G. Braque e G. Apollinaire, entre outros, como o escritor americano Henry Miller e o músico americano Cole Porter, e o artista plástico Gerald Murphy, quando viveram em Paris (v. em postagens antigas, Círculo de Gertrude e Leo Stein).

Laurencin foi convidada para executar várias obras cenográficas e figurinos, para vários espetáculos dos Balés Russos, da Companhia Teatral S. P. Diaghilev. Laurencin criou a cenografia e figurinos para O Carnaval dos Bichos [Le Carnival des biches] (1910); somente os figurinos para o balé As Núpcias [Les Noces], com cenografia da russa, posteriormente naturalizada francesa, Natália Gontcharova (1923). Laurencin criou a cenografia e os figurinos para o balé Os Bichos [Les Biches] (1924), com música de Françis Poulenc, músico do Grupo dos Seis (Paris). Laurencin também criou a cenografia e figurinos para Com quem sonham as jovensobra teatral encenada na Comédia Françesa (Paris, 1928).

Laurencin tornou-se artista culta e sofisticada, que viveu intensamente no meio da vida efervescente das vanguardas francesas. Por ocasião da grande mostra da II Bienal de São Paulo (1953), participou da Sala Especial Cubista a pintura de Marie Laurencin, As Duas Irmãs (1910, óleo/ tela, 50 cm x 63 cm, coleção de Pierre Roché, Paris).

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

DICIONÁRIO.MAILLARD, R. (Org.). AHSBERY, J.; BIRD, A.; COGNIAT, R.; COURTHION, P.; DORIVAL, B.; ELGAR, F.; FELS, F.; FORMAGGIO, D.; GIEURE, M.; GREY, M.; LASSAIGNE, J.; LÉJARD, A.; LEYMARIE, J.; LINDWALL, B.; LIVENGOOD, E.; MELLQUIST, J.; McEWEN, F.; MEYER, F.; MIDDLETON, M.; MOULIN, R-J.; MULLER, J. É.; POMÈS, M.; RAPSILBER, E. RAYNAL, M.; REWALD, J.; ROCHÉ, H-P.; ROGER-MARX, C.; RONART, D.; SAN LAZARO, G.; SEUPHOR, M.; SOUPAULT, P.; SPAAK, C.; WADIA, B. Dicionário da Pintura Moderna.Tradução de Jacy Monteiro. São Paulo: Hemus, 1981,116, 119, 127, 128, 130. 

CATÁLOGO GERAL. II Bienal do Museu de Arte Moderna. São Paulo: EDIAM, 1a edição, dez., 1953, p. 168.

Nenhum comentário:

Postar um comentário