GLOSSÁRIO: EDITORA MALIK [MALIK VERLAG] (Berlim, 1916-1924).
A Malik Verlag foi fundada por Tom e Wieland Herzefelde (1896-1988), irmãos de John Heartfield (1891-1968), que foi o mais conhecido ilustrador alemão dedicado às Fotomontagens. As ilustrações de Heartfield colocaram em ridículo Adolf Hitler e criticaram o nazismo de modo contundente: suas ilustrações foram publicadas em várias das principais revistas lançadas pela Malik Verlag, a editora mais importante no Dadaísmo berlinense. Na época, quase todas as revistas publicadas estavam comprometidas politicamente com o Dadaísmo mais radical e nihilista, como Neue Jugend [Nova Juventude, 1916–1917], Ventilador [Ventilador], Die Pille [A Pilula], Der Gegner [O Adversário], Rosa Brille [Luneta Rosa], Freie Strasse [Rua Livre]; Blutige Ernst [Sangue do Ernesto], esta editada por George Grosz e Carl Einstein (1919); Die Pleite [A Bancarrota], editada por George Grosz e Wieland Herzfelde [1919–1924]; e Jederman Sein Eigener Fussball [A cada um seu futebol], editada por George Grosz e Franz Jung, com único número publicado (n. 01, 15 fev., 1919).
A Malik Verlag foi fundada por Tom e Wieland Herzefelde (1896-1988), irmãos de John Heartfield (1891-1968), que foi o mais conhecido ilustrador alemão dedicado às Fotomontagens. As ilustrações de Heartfield colocaram em ridículo Adolf Hitler e criticaram o nazismo de modo contundente: suas ilustrações foram publicadas em várias das principais revistas lançadas pela Malik Verlag, a editora mais importante no Dadaísmo berlinense. Na época, quase todas as revistas publicadas estavam comprometidas politicamente com o Dadaísmo mais radical e nihilista, como Neue Jugend [Nova Juventude, 1916–1917], Ventilador [Ventilador], Die Pille [A Pilula], Der Gegner [O Adversário], Rosa Brille [Luneta Rosa], Freie Strasse [Rua Livre]; Blutige Ernst [Sangue do Ernesto], esta editada por George Grosz e Carl Einstein (1919); Die Pleite [A Bancarrota], editada por George Grosz e Wieland Herzfelde [1919–1924]; e Jederman Sein Eigener Fussball [A cada um seu futebol], editada por George Grosz e Franz Jung, com único número publicado (n. 01, 15 fev., 1919).
Nas revistas citadas foram lançadas idéias contrárias à lei e a ordem, ao nazismo e ao crescente militarismo da nação alemã: por este motivo as revistas foram censuradas, e frequentemente confiscadas. Por esta mesma razão as diversas publicações se sucederam, com o lançamento constante de novas revistas com outros nomes e, por vezes, repetindo os mesmos textos publicados anteriormente, mas mantendo sempre a mesma linha editorial radical (ADES, 1989).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 42-43, 103-110, 159.
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