O músico francês, pianista e compositor, nasceu em família de camponeses em Saint Germain-en-Laye, mas estudou música no Conservatório de Paris (1872-). O começo da vida do músico foi errante: ele viajou para a Rússia com o patrono de Piotr Ilich Tchaikovsky (v. o Grupo dos Cinco Músicos Russos). Debussy voltou à França e ganhou o Prêmio de Roma, quando ele passou dois anos estudando na Villa Médicis, onde conheceu Franz Liszt e Giuseppe Verdi.
Voltando a viver em Paris, Debussy fez amizade com os artistas Impressionistas e os escritores Simbolistas (v., Impressionismo, e Simbolismo). No século XX as composições de Debussy marcaram o balé apresentado nos palcos franceses, e europeus, devido às melodias extremamente delicadas, sensíveis, modernas voltadas especialmente para a dança.
Debussy criou os balés Rei Lear (1904); O Martírio de São Sebastião [Le Martyre de S. Sébastien] (1911); Khamma (1911-1912); a ópera Pélleas et Melissande (1893), com libreto de Maurice de Maeterlinck (Maurice Polydore Marie Bernard Maeterlinck, 1862-1949); e a ópera inacabada A queda da Casa de Usher [La Chute de la Maison de Usher], baseada no romance do escritor norte-americano Edgar Allan Poe, além de inúmeras peças para piano. A fotografia de Debussy se encontra publicada (SHEAD, 1989).
Debussy ficou impressionado com a coreografia de autoria de Vaslav Nijinsky para o balé com sua música, A tarde de um Fauno [L'Aprés Midi d'un Faune], que causou escândalo nos palcos parisienses quando apresentado pelos Balés Russos da Companhia Teatral S. P. Diaghilev. A música de Debussy foi depreciada na estréia, acusada de informalismo. Debussy também compôs o poema dançante Jogos [Jeux], que igualmente estreou no balé homônimo com os Balés Russos (15 maio, 1913). No mesmo ano Debussy criou a delicada composição A Caixa de Brinquedos [La Boîte a Joujoux], balé com libreto de André Hellé, encenado depois da morte do compositor pela companhia dos Balés Suecos [Ballets Suedois] (Paris, 1920-1924). Na época, a música para esse balé foi orquestrada pelo maestro francês André Caplet (Paris, 15 fev., 1921).
Não_consegui_postar_as_referencias_selecionadas_de_-Debussy._Tentarei_novamente_quando_a_paciência_retornar.VS
Nenhum comentário:
Postar um comentário