Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
domingo, 2 de agosto de 2015
BIOGRAFIA: STADLER-STOLZL, GUNTHA (1897-1983).
BIOGRAFIA: STADLER-STOLZL, GUNTHA (1897-1983).
A artista foi das precursoras da Arte da Fibra, denominação atribuída às obras Abstratas realizadas nas técnicas têxteis, que ultrapassam o limite entre as ditas, Artes Aplicadas, para se inserirem como expressão plástica individual nas Artes Eruditas. Guntha Stadler-Stolzl nasceu em Munique (Alemanha) e morreu em Kusnacht (Suíça). A artista formou-se na Escola de Artes Decorativas (Munique, 1914-1916). Durante a Primeira Guerra Mundial Stadler-Stolzl trabalhou na zona de evacuação do conflito como enfermeira da Cruz Vermelha (1916-1918).
A artista retomou seus estudos interrompidos na Bauhaus (Weimar, 1919-1925), onde foi aluna de Johannes Itten (1888-1967) e de Paul Klee (1879-1940). Stadler-Stolzl estudou no ateliê de tecelagem e foi aprovada como tecelã (1922-1923). As primeiras obras têxteis criadas por Stadler-Stolzl foram tecidas sob a influência do ensino de Klee; no entanto, toda a escola se estruturou inserida no pensamento arquitetônico de Walter Gropius (1883-1969), cuja ênfase foi na verdade dos materiais e na construção desta verdade na obra individual. A aplicação prática da teoria produziu mudança radical conceitual: obras revolucionárias surgiram das oficinas de tecelagem da Bauhaus das mãos de Annie Albers (1899-1994), Otti Berger (1898-1944) e Guntha Stadler-Stolzl, destacadas entre as mais brilhantes artistas nas técnicas pioneiras da expressão da modernidade nas obras têxteis.
Stadler-Stolzl se tornou docente da Bauhaus (outubro, 1925 – setembro, 1931); e passou ao cargo de mestre-artesã e chefe da tecelagem da escola (abril, 1927). Posteriormente a artista estabeleceu ateliê conjunto com Gertrud Preiswerk (1902-1994) e Heinrich-Otto Hurlimann, quando formaram o Grupo Ontas (Zurique, 1932-1933, v.). Preiswerk se afastou da sociedade, e Stadler-Stolzl fundou com Hurlimann a empresa de tecelagem manual S-H Stoffe (Zurique, 1933). A artista privilegiou a técnica manual dita, de Gobelin e desenvolveu projetos de tecidos manuais especiais para mobiliário, cortinas e tapetes, voltados para complementação de projetos de arquitetura moderna. A artista continuou por toda a vida realizando obras tecidas nas técnicas de tear manual.
Stadler-Stolzl foi, juntamente com Annie Albers, uma das maiores artistas têxteis da Bauhaus e influenciou o caminho desta arte, partindo da peça única até o mais moderno projeto industrial. Nas suas obras têxteis G. Stadler-Stolzl traduziu a moderna estética criativa dos cursos de J. Itten e de P.Klee, com obras que fazem parte das mais marcantes criações nas técnicas têxteis contemporâneas.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
BAYER, H.; HOCH, H. P.; BITTERBERG, K. G. Bauhaus. Stuttgart: Instituto Cultural de Relações Exteriores, 1974.
CHILVERS, I. Dictionary of 20th century art. Edited by Ian Chilvers. Oxford: Oxford University Press, 1998. 670p. (Oxford reference), p. 211
CONSTANTINE, M: LARSEN, J. L. Beyond Craft: The Art Fabric. New York, Cincinnati, London, Toronto, Melbourne: Van Nostrand Reinhold, 1973. 293p., il., algumas color. 26,5 x 35,5 cm, pp. 15-17.
DROSTE, M. Bauhaus. Köln: Bauhaus Archiv, Taschen, 1990. 256p., il., algumas color., p. 246.
GROPIUS, W.; GROPIUS, I.; BAYER, H. Bauhaus: Weimar, 1919-1925, Dessau, 1925-1928. Boston: Herbert Bayer, Charles T. Brandford, 1952.
HELFEINSTEIN, J. Paul Klee. São Paulo: 23ª Bienal Internacional de São Paulo, FBSP/ Fundação Bienal de São Paulo, 1996, p. 366.
HERZOGENRATH, W. 50 Jahre Bauhaus. Tradução de Karl Georg Bitterberg. Stuttgart: Institut für auslandsbesiehungen, 1968,.251p.: il., 22 x 22 cm, pp.135-143.
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