Arte européia de vanguarda, desde seus primórdios, no século XIX: biografias e história, artistas, escolas, grupos e movimentos.Imagem da Exposição dita, Neo-plástica, no Museu Sztuki em Łodz (1946), projetada por Władysław Strzeminski para expor seleção das 111 obras da nata das vanguardas européias, colecionadas pelo Grupo Internacional dos A. r. (Artistas revolucionários, 1929-1936).
segunda-feira, 6 de julho de 2015
1925-1935-GRUPO (BRITÂNICO DA) ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS LONDRINOS [LONDON ARTISTS ASSOCIATION] (Londres).
GRUPO (BRITÂNICO DA) ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS LONDRINOS [LONDON ARTISTS ASSOCIATION] (Londres, 1925-1935).
Pouco tempo depois da dissolução do Grupo de Sickert os remanescentes se associaram ao dito, Grupo de Londres (2), que fundou, posteriormente a Associação dos Artistas Londrinos, cuja primeira mostra foi organizada nas Galerias Leicester (Londres, 1926). Associaram-se vários outros artistas como William Coldstream (1908-1987), Victor Pasmore (1908-1938), Claude Rogers (Claude Maurice Rogers, 1907-1979), o escultor Henry Moore (1898-1986), os pintores Paul Nash (1889-1946) e Ben Nicholson (1894-1982).
O resultado desta reunião do melhor das vanguardas inglesas resultou em mostra importante: no mesmo ano que Anton Pvsner (1886-1962) lançou seu Manifesto da Arte Concreta, foi realizada a Exposição de Arte Abstrata e Concreta, na Galeria Lefèbvre (Londres, 1935), que, em formato reduzido, itinerou por Liverpool, Manchester, Hanley, Derby e Belfast (Inglaterra e Irlanda do Norte, 1934-1935). A exposição recebeu o forte impacto da publicidade negativa, que forçou a rápida dissolução do grupo.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., p. 17.
Lucas Colin. BBC. Retrieved from:
http://www.bbc.co.uk/legacies/heritage/england/berkshire/article_1.shtml
Acessed in: July 06, 2015.
LEMAIRE, G-G. Prolégomènes au Vorticisme: Flux et Reflux en Angleterre. Traduction de Gérard Georges Lemaire. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M. :POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).
LEWIS, W. Wyndham Lewis et le vorticisme. Traduction de Thérèse Fossatti. Apud CATÁLOGO. CORK, R.: KENNER, H.: LEMAIRE, G-G.: LEWIS, W.: McLUHAN, M.:POUND, E.; RODITI, E.: WEST, R.; BRETTE. A. Windham Lewis et le vorticisme. Paris: Centre Georges Pompidou, Ed. Pandora, 1982. (Cahiers pour un temps).
LUCIE-SMITH, E. Art Today. Oxford: Phaidon Press, 1977. 417p.: il., retrs., p. 351.
NÉRET, G. 30 ans d'art moderne: peintres et sculpteurs. Fribourg: Office du livre, 1988. 248p.: il., pp. 122, 238.
PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Éditions d'Art Aimery Somogy, 1983, p. 320.
RAGON, M..Journal de l´Art Abstrait. Genève: Skira, 1992. 163p: il., pp. 51, 107.
TESCH, J.; HOLLMANN, J. Icons of Art: the 20th Century. New York: Ekhardt Hollman, Prestel, 1997. 216p.: il., p. 82.
William Coldstream.From Wikipedia, the free encyclopedia. This page was last modified on 2 May 2015, at 14:11. Retrieved from:
https://en.wikipedia.org/wiki/William_Coldstream
Aessed in: July 06, 2015.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário