domingo, 13 de julho de 2014

GRUPO (ALEMÃO DA) NOVA OBJETIVIDADE: HANOVER (Alemanha, 1925–1933).

GRUPO (ALEMÃO DA) NOVA OBJETIVIDADE: HANOVER (Alemanha, 1925–1933). Quem fez a diferença para o grupo da Nova Objetividade em Hanover foi o professor Fritz Burger-Mühlfeld (1882-1969). Esse mestre renomado, por sua vez, foi aluno do conceituado Franz von Stuck (1863-1928), na Academia de Munique, que, por sua vez foi professor de Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Durante décadas, Burger-Mühlfeld ensinou artistas de várias gerações na Werkkunstschule (Hanover, 1909-1947). Foi Burger-Mühlfeld o fundador da associação de artistas conhecida como Secessão de Hanover: suas obras foram influenciadas por seus alunos. Oito pintores participaram da Nova Objetividade em Hanover: Frierich Busack (1899-1933), Fritz Burger-Mülhfeld, Grete Jürgens (1899-1981), Gerta Overbeck-Schenk (1898-1977), Hans Mertens (1906-1944), Karl Rüter (1902-1986), Erich Wegner (1899-1980), além de Ernst Thoms (1896-1968), o único do grupo apoiado pela Sociedade Kestner. Os artistas citados desenvolveram outras profissões, que lhes permitiam ganhar a vida: eles foram desenhistas comerciais, ilustradores de revistas, decoradores, pintores de cenários teatrais ou cenógrafos. Os artistas locais não mantiveram contacto com outros artistas da Nova Objetividade que viveram em outras regiões alemãs. Somente Ernst Thoms, devido a sua participação na mostra coletiva realizada na Galeria Newmann-Nierendorf (Berlim, fev. -mar., 1927), obteve encomendas e conseguiu se estabelecer nessa cidade durante certo período. Por outro lado, os artistas de Hanover conheciam bem os Realistas franceses da década de 1920, presumivelmente através de publicações, o que contribuiu para a reputação que suas pinturas alcançaram no seio do grupo da Nova Objetividade. REFERÊNCIA SELECIONADA: MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s – Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 20 x 24,5 cm. 220p.; il. ,color., pp. 134-145, 208-219.

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