sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

GRUPO (ALEMÃO) NOVEMBRO [NOVEMBERGRUPPE] (Berlim, nov., 1918-1920).

 
GRUPO (ALEMÃO) NOVEMBRO [NOVEMBERGRUPPE] (Berlim, nov., 1918-1920).

 
 
Destaques: SCHLITER, Rudolf, Otto DIX, Raoul HAUSMANN, Hanah HÖCH, Heinrich CAMPENDONK, César DOMELA e Naum GABO.



Esse grupo, formado logo depois do término da I Guerra Mundial, foi ramificação do Dadaísmo berlinense. Outro braço regional foi o Grupo (Alemão) Rih (Karlsruhe, 1918), fundado por Rudolf Schliter (1890-1955), que, juntamente com Georg Scholz (1890-1945), foi professor da Academia de Arte (Karlsruhe). Schliter foi viver em Berlim, onde se filiou ao PC; ele fundou com Max Pechstein (1881-1955) e Rudolf Belling (1886-1972), o Novembergruppe [Grupo Novembro], cujo símbolo tinha a mesma cor vermelha da bandeira do PC/ Partido Comunista. Pouco tempo depois Schliter tornou-se fundador e secretário do que ficou conhecido como o Grupo Vermelho [Rote Gruppe], representado pelos artistas que aderiram ao Grupo (Alemão) da Associação de Artistas Comunistas (1924-; v.).



 
O Grupo Novembro foi radical e multicultural, pois reuniu arquitetos, artistas plásticos, escritores, cineastas, músicos e compositores debaixo dos ideais comuns a democracia alemã, de apoio à arte livre, produto direto da Revolução de Novembro (1918). César Domela (1900-1992) e Nikolaus Braun (Elfriede Lohse-Wächtler,1899-1940)participaram desse grupo das primeiras vanguardas alemãs, de estética Dadaísta, do qual fez parte Eric Heckell (1883-1970), fundador do Grupo da Ponte [Die Brücke] (v.), gerente financeiro do Grupo Novembro. Nessa fase extremamente difícil da vida alemã, logo depois que o país foi derrotado na I Guerra Mundial, o povo passava fome e a arte se encontrava desvalorizada e sem oportunidades. No entanto, apesar das circunstâncias políticas adversas o grupo conseguiu organizar a única mostra, da qual participaram os artistas citados, bem como outros como Johannes Theodor Baargeld (1895-1927), Heinrich Campendonk (1889-1957), Otto Dix (1891-1969), César Nienwerhuis Domela (1900-1992), George Grosz (Georg Ehrenfired Gross, 1893-1959), Eric Heckell (1883-1970), John Heartfield (Helmut Franz Joseph Herzfeld, 1891-1959), Wieland Herzfeld (1896-1988; v. Editora Malik), Hanah Höch (1889-1978), Richard Huelsenbeck (posteriormente Charles Hulbeck, 1892-1974), Walther Mehring (1896-1991), Naum Gabo (Neemia Pvsner, 1890-1977) e Georg Scholz (1890-1945; v. Grupo (Alemão) RIH), além de Raoul Haussmann (1886-1971), que expôs sua conhecida escultura O Espírito de Nosso Tempo, popularmente conhecida como Cabeça Dadá (Dadakopf, no acervo do MNAM, Paris), que se encontra reproduzida (GIBSON, 1991).



As pinturas dos artistas do Grupo (Alemão) Artístico de Halle [Hallische Künstler-Gruppe] fundado por Karl Völker (1889-1962) e do Grupo (Alemão) RIH, de Karlsruhe, fundado por Rudolf Schliter, participaram da única mostra coletiva do Grupo Novembro (Berlim, 1919). No ano seguinte, quando as obras de O. Dix e R. Schliter foram recusadas na Grande Exposição de Arte de Berlim, o Grupo Novembro cindiu-se, pois Grosz, Hausmann, Höch e Scholz reagiram ao oportunismo de alguns e ofereceram as suas cartas de renúncia em apoio aos recusados. Os artistas do Grupo Novembro se tornaram conhecidos como Veristas, associados ao Realismo Social alemão.

REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

  GIBSON, M. Duchamp Dada. Paris: N. E. F. Casterman, 1991. 263p.: il., pp. 17-25, 26, 30, 51, 252.



MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920s. Painting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 220p.il., pp. 134-145. 20 x 24,5 cm.

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