sábado, 15 de fevereiro de 2014



 
BIOGRAFIA:BAARGELD, Johannes (1895-1927).



O artista plástico, editor, pintor e poeta Dadaísta alemão, se associou ao movimento radical em Colônia, do qual ele foi um dos artífices, juntamente com Hans Arp (1886-1966)e Max Ernst (1891-1976). Obras de Baargeld, juntamente com outras do grupo, participaram da Feira Dadá [Dada Messe], organizada na Galeria de Arte do Dr. Otto Burchard (Berlim, 25 jul. - 25 ago., 1920). Baargeld, filho de banqueiro, colocou seus recursos nas publicações que editou; ele colaborou com as várias revistas publicadas juntamente com Max Ernst, como Bulletin D [Buletim D, D=Dadá, 1919), Die Shamrade [O Camarada] (1920) e Der Ventilator [O Ventilador], entre outras publicações Dadaístas editadas em Colônia e Berlim (v.). Depois que o Dadaísmo terminou na Alemanha (1921), Baargeld abandonou a atividade artística em prol da política.




Os desenhos de Baargeld parecem nervosos, são originais e modernos, e por vezes lembram os desenhos de Max Ernst. Baargeld tinha a perícia dos meios plásticos que ele utilizou: ele executou grandes fotomontagens, sendo várias obras em técnicas mistas. A obra de Baargeld, Vênus no Jogo de Reis [Venus Beim Spiel der Konige] (1920, colagem/ crayon/ tinta/ papel, 37 cm x 27,5 cm), encontra-se no acervo da Kunsthaus (Zurique); a fotografia dessa obra se encontra reproduzida (GIBSON, 1991).


REFERÊNCIAS SELECIONADAS:



 

CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 89, 109, 112.
 


 

PIERRE, J. El futurismo y el dadaísmo. Madrid: Aguilar, 1968, p. 146.



 

GIBSON, M. Duchamp Dada. Paris: N. E. F. Casterman, 1991. 263p.: il., pp. 106, 108, 109, 130-131.

Nenhum comentário:

Postar um comentário