sábado, 20 de outubro de 2012

 

HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU. BIOGRAFIA LAVAL, Charles (1862-1904).


O artista nasceu em Paris e foi um dos diletos amigos de Paul Gauguin (1848-1903). Laval e Gauguin viajaram juntos de navio com destino ao Panamá, onde chegaram em 9 de abril (1887). Lá chegando, ambos os artistas foram obrigados a trabalhar no Canal do Panamá, para angariarem recursos que permitissem prosseguir a viagem. Laval e Gauguin partiram, em junho do mesmo ano, para Saint Pierre (Martinica), que Gauguin achou preferível ao Panamá. Neste novo local Laval e Gauguin pintaram algumas obras; os artistas arranjaram colocação em navio mercante e trabalharam na viagem de volta à França, no final do mesmo ano (nov., 1887).

 
Gauguin e Laval viajaram juntos para Pont-Aven (1888); mas Laval arranjou patrono, disposto a proporcionar ao artista uma pequena renda mensal pelo período de um ano. Laval viajou sozinho para a região do Midi, deixando Gauguin em Pont-Aven, local em que Gauguin conheceu Emile Bernard (1868-1941) e Paul Sérusier (1864-1927), ambos pintores e estudantes de arte da Academia Fernand Cormon (Paris; v. abaixo). Foi nesta ocasião que iniciou-se a grande influência do ensino de Paul Gauguin sobre as vanguardas francesas; o artista formou o Grupo de Pont-Aven ou Grupo de Le Pouldu, localidade situada na costa francesa, distante c. de 50 quilometros de Pont-Aven. Gauguin viajou para Le Pouldu, onde passou alguns meses, formando uma pequena comunidade de artistas ao seu redor. Foram esses mesmos artistas que participaram da mostra coletiva com Gauguin promovida por Volpini no Café das Artes (Paris, 1889), inaugurada pouco antes da Exposição Universal, mostra que depois deu ao grupo o nome de Sintetismo.

As obras de Laval também participaram da mostra, que não conheceu o sucesso; o nome dele consta do catálogo que listou suas obras. O convite para esta mostra que incluiu obras dos artistas Louis Anquetin, Emile Bernard, Georges-Daniel de Monfreid, Ludovic Nemo (pseudônimo de Bernard), Louis Roy e Charles-Emile Schuffenecker. O original do convite encontra-se com a fotografia publicada (FRÈCHES-THORY, 1990).
 
REFERÊNCIA SELECIONADA:
 
FRÉCHES-THORY, C.: TERRASSE, A. Les Nabis. Tours: Flammarion, 1990. 319p.: il., p. 20.
 

PRATHER, M. Paul Gauguin: a retrospective. New York: Charles F. Stuckey, Park Lane, 1985. 387p.: il., p. 82.


 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário