HISTÓRIA DO PÓS-IMPRESSIONISMO EUROPEU. TORRE EIFFEL (TOUR EIFFEL, Paris, 1887-1890).
A construção da gigantesca torre suscitou inúmeras discussões apaixonadas e criou violentos opositores entre a nova geração, que incluiu destacadas figuras da intelectualidade e da sociedade francesa como Jean-Louis-Ernest Meissonier (1815-1891),o urbanista Jóris-Karl Huysmans (1848-1907) e o músico Henri-Charles Gounod.
O engenheiro Gustave Alexandre Eiffel (1832-1923), autor do projeto, tinha se especializado nas novas técnicas de construção utilizando estruturas metálicas com as quais ele construiu ponte sobre o rio Tejo (Porto, Portugal). O construtor e também, de certa forma, escultor, construiu a torre com o método no qual ele associou pequenas vigas de aço a seções com vigas maiores do mesmo tipo, a fim de conseguir criar obra harmoniosa. A Torre Eiffel foi edificada por 200 operários em c. de 2 anos de trabalho contínuo, voltado para a data de inauguração que foi a mesma da dita, Exposição Universal, comemorativa dos 100 anos da Revolução Francesa (Paris, 1890).
Muitos artistas do grupo dos Neo-Impressionistas sentiram que o tipo de construção mantinha certa identidade com a moderna técnica pictórica dos artistas avançados na época, os ditos, Pontilhistas ou Divisionistas, que construíam suas obras com a reunião de pequenos pontos separados de pigmentos puros colocados sobre a tela, unidos depois pela visão do olho humano. Louis Hayet (1864-1940) pintou o quadro na técnica pessoal calcada na Pontilhista, quando substituiu os pontos por traços multicoloridos, verticais e diagonais, na Construção da Torre Eiffel (1887, aquarela/ calico/ tela, 21,12 cm x 28,80 cm); ele também pintou na sua técnica a imagem da Torre Eiffel pronta, no quadro Praça da Concórdia (Place de la Concorde, Paris, 1888, óleo/ tela, 22.40 cm x 33,60 cm). George Seurat (1859-1891) também pintou A Torre Eiffel (La Tour Eiffel, 1889, óleo/ tela, 30.08 cm x 18,72 cm), que, juntamente como os quadros citados de Louis Hayet se encontram reproduzidos (CLAY, 1973). Hayet, Paul Signac (1863-1935), Henri-Edmond Cross (1856-1910), Charles Angrand (1854-1926), Lucien Pissarro (1863-1944), Albert Dubois-Pillet (1845-1890), todos foram Pontilhistas, Divisionistas da pincelada pertencentes ao dito, Grupo de Saint-Clair, localizado na região litorânea ao sul da França. Todos os citados pertencem ao Pós-Impressionismo.
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CLAY, J. Comprendre l 'impressionisme. Paris: Éditions du Chêne, 1984. 118p. il.
CLAY, J. (Org.); HUYGUE, R. (Pref.) Impressionnisme. Paris: Librairie Hachette - Société d' Ëtudes et de Publications Economiques, 1973.
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