LES SOIRÉES DE PARIS [AS NOITES DE PARIS].
A revista Les Soirées de Paris (Paris, 1912-1914), foi fundada pelo grupo de André Billy, André *Salmon, André Tudesq e René Dalize; foi seu editor Guillaume Apollinaire, e foram seus colaboradores os maiores poetas e intelectuais franceses. A revista publicou inúmeras poesias de Blaise *Cendrars, reproduziu a palestra que Apollinaire proferiu com o tema O sublime na arte moderna; publicou seu artigo sobre A Arte de Robert Delaunay e outro sobre a vanguarda Cubista, dos artistas que expuseram suas obras na mostra do Grupo da Section d'Or (1912). A revista publicou o primeiro texto importante de autoria de Robert *Delaunay, Realidade Pintura Pura [Realité peinture pure] (dez., 1912). Antes da I Guerra Mundial essa revista desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da arte das nascentes vanguardas artísticas, devido à crítica de arte escrita por Guillaume Apollinaire, que publicou na revista, entre outros, seu comentário sobre a arte do jovem Pablo *Picasso além de seu artigo L'Antitradition Futuriste [A Antitradição Futurista] (1913), também reproduzido na revista italiana Lacerba (v.).
A revista Les Soirées de Paris publicou os Caligrammes de Apollinaire, a obra literária e poética livre de pontuação e de linhas marcadas, poesia de frases e palavras soltas no corpo da página, impressa com letras que dançavam libertas, em formas livres tipográficas. No poema Fonte, as letras estavam dispostas da mesma forma como a água jorra da fonte; ou no poema Chuva, as palavras caíram no papel como a chuva no solo. Essa poesia livre foi obra lírica e visual que uniu as letras e palavras às formas plásticas.
Um dos colaboradores da Les Soirées de Paris foi o escritor e desenhista mexicano, Marius de *Zayas: cidadão do mundo e caricaturista de mão cheia, nela publicou uma série de retratos de grande originalidade, formados com letras de diversos tamanhos e diversas tipografias. Zayas foi um dos principais animadores da publicação da revista 291, de Alfred *Stieglitz, forum das vanguardas novaiorquinas. A revista Les Soirées de Paris (Paris, fev., 1912 – jul.- ago., 1914) foi publicada durante mais de dois anos e encerrou suas atividades devido à eclosão da I GM.
REFERÊNCIA SELECIONADA:
CATÁLOGO. ADES, D. Dada and Surrealism Reviewed. Introduction by David Syilvester and supplementary essay by Elizabetn Cowling. London: the Authors and the Art Council of Great Britain, Hayward Galleries, 1978. 475p.: il., pp. 09-19, 27, 28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário