New York: Solomon R. Guggenheim Museum, Abeville Publishers, 1986. 638p.: il, retrs., pp. 474, 531.
REFERÊNCIA SELECIONADA:
[OMEGA WORKSHOPS] (Londres, c. 1884-1920).
Nesses famosos ateliês fundados pelo artista, crítico de arte e professor inglês Roger Fry (1866-1934), foram produzidos objetos de Arte Aplicada de excelente Design (v.). Trabalharam nos ateliês artistas ingleses renomados, como Percy Wyndham Lewis (1882-1957), Frederick Etchells, Cuthbert Hamilton, Christopher Nevinson, William Roberts, Harold Gilman (1876-1919), e Edward Wadsworth, entre outros.
O grupo produziu arte aplicada a objetos de adorno e uso, como vasos, vidros, bandejas, castiçais, lustres, vitrais, tapetes e tapeçarias, estamparia em tecidos e objetos de decoração e mobiliário. As obras produzidas no ateliê alcançaram grande sucesso comercial. Lewis e Etchells ficaram muito amigos e viajaram juntos para Dieppe (França); mas, na volta, os artistas acusaram Fry de exploração comercial de sua arte. A maioria dos artistas associados as vanguardas britânicas se retirou dos ateliês (out., 1913). A grande cissão do Grupo dos Ateliês Ômega, liderada por P. W. Lewis, marcou o início do Grupo (Britânico) do Vortex ou Vorticismo (v.), organizador do Centro de Arte Rebelde (Londres, 1914-1915; v.).
A arte produzida nos Ateliês Omega se voltou mais para os estilos Abstrato e Pós-Impressionista: os artistas não assinavam suas peças, que levavam o nome do grupo. O Ômega produziu peçcas para clientes da alta sociedade inglesa, como o Café Cadena (1914); e Lady Hamilton, Arthur Ruck e Mrs. Vandervelde (1916). Depois da saída dos dissidentes, os ateliês produziram objetos de cerâmica, livros ilustrados e indumentária. A estética de Fry, voltada para a forma pura, encorajou a emergência da Abstração inglesa.
Um dos dissidentes do Omega, Frederick Etchells, colaborou à seguir com o crítico de arte Frank Rutters que organizou a importante Mostra Pós-Impressionista e Futurista [Post-Impressionist and Futurist Exibition], realizada nas Galerias Doré marco da influencia Futurista na arte das vanguardas inglesas (v. Grupo (Britânico) da Associação de Artistas Aliados - AAA, fundada por Rutters).
REFERÊNCIA SELECIONADA:
CATÁLOGO. HULTEN, P. (ORG.); JUANPERE, J.A.; ASANO, T.; CACCIARI, M.; CALVESI, M.; CARAMEL, L; CAUMONT, J; CELANT, G; COHEN, E.; CORK, R.;CRISPOLTI, E.; FELICE, R; DE MARIA, L.; DI MILLIA, G.; FABRIS, A.; FAUCGEREAU, S.; GOUGH-COOPER, J.; GREGOTTI, V.; LEVIN, G.; LEWISON, J.; MAFFINA, F.; MENNA, F.; ÁCINI, P.; RONDOLINO, G; RUDENSTINE, A.; SALARIS, C.; SILK, G.; SMEJKAI, F.; STRADA, V.; VERDONE, M.; ZADORA, S. Futurism and Futurisms.
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