PIERRE, J. L'Univers Surréaliste. Paris: Somogy, 1983, p. 314.
SHEAD, R. Ballets Russes. Secaucus, New Jersey: Quarto Book, Wellfleet Press, 1989. 192p.: Il,.algumas color., 25 x 33 cm, pp. 66, 68.
Pintora francesa, nasceu Gross (Boulougne-sur-mer) e faleceu em Paris. Artista multimídia Gross foi desenhista, ilustradora, gravadora, cenógrafa e figurinista, colaboradora do neto de Victor Hugo, Jean Hugo, na criação das máscaras e figurinos para o balé Os Noivos da Torre Eiffel [Les Mariés de La Tour Eiffel] (1921), produção de Rolf de Maré para os Balés Suecos [Ballets Suedois], com música do Grupo dos Seis, obra que encontra-se com a fotografia da apresentação original reproduzida (HAGER, 1990).
Gross desenhou cenografia e figurinos para a reencenação do balé A Sagração da Primavera [Le Sacre du Primptemps], com música de Igor Stravinsky e coreografia de Léonid Massine, balé que estreou anteriormente com a cenografia e figurinos de Nicolay Roerich com os Ballets Russes (Paris, 1913). Reencenado com Lydia Sokolova como a virgem escolhida, no Teatro dos Campos Elísios (Paris, 15 dez., 1920).
Gross executou conhecida série de retratos dos artistas vanguardistas como Erik Satie, Pablo Picasso, Paul Valéry, Max Ernst, Paul Éluard e Igor Stravinsky, entre outros. Foi de autoria de Gross fantástica xilogravura de Vaslav Nijinsky, que tornou-se inspiração para o cartaz desenhado por Jean Cocteau. A artista produziu vinte e quatro xilogravuras das maquetes de Jean Hugo para os cenários de Romeu e Julieta (1926); pintou os cenários para Modas [Vogues], baseado nos poemas de Paul Morand com figurinos de Jeanne Lanvin para os Balés do Conde de Beaumont (Paris, 1924).
A artista associou-se e participou ativamente do grupodos Surrealistas (1928-1936), expondo com o grupo no Salão dos Ultraindependentes [Salon des Surindependants] (1933); na primeira mostra internacional Surrealista organizada em Tenerife, nas Ilhas Canárias; e participou das exposições do grupo em Copenhagen (1935), Nova York e Tókio (1937).
Depois de sua separação de Jean Hugo, Valentine viveu algum tempo com André Breton e tornou-se assídua colaboradora das revistas que Breton publicou. Gross ilustrou muitos livros dos escritores surrealistas. De fato, Valentine tornou-se a principal ilustradora das obras de Paul Éluard; ela ilustrou com fantásticos desenhos a reedição dos Contos Bizarros, de autoria de Achim von Armin (1933) e a obra Os Poetas de Sete Anos [Les Poètes de sept ans], de Arthur Rimbaud (1939), entre outros.
Gross produziu os cenários e figurinos para para Quadrilha [Quadrille] (1946), para a companhia de Roland Petit; e, no ano seguinte, para Peléas e Melissande [Pélleas et Melisande], baseado no libreto de Maurice de Maeterlinck, balé com música de Claude Debussy; e para As Agruras de Sofia [Les Malheurs de Sophie] (1948), sendo que os dois últimos espetáculos foram encenados pelo Balé da Ópera de Paris (Paris, 1947).
A artista foi homenageada com mostra retrospectiva de suas obras, no Centro Cultural Thibaud de La Champagne (Troyes, 1977).No Midi, Gross fotografou André Breton, Paul Éluard e René Char: a fotografia encontra-se publicada no catálogo da mostra retrospectiva, André Breton, a Beleza Convulsiva [André Breton, la beauté convulsive], realizada no MNAM - CGP (Paris, 1991), que igualmente reproduziu a obra de Gross, Objeto [Object] (1931) (BEAUMELLE, 1991).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
CATÁLOGO. BEAUMELLE, A. de la; MONOD-FONTAINE, I.; SCHWEISGUTH, C. André Breton: La Beauté Convulsive. Paris: Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, 1991, p. 195.
CHADWICK, W. Les femmes dans le mouvement surréaliste. Paris: Éditions du Chêne, 1986. 256p.: il., , p. 241.
HAGER, B. Les Ballets Suedois. Translated by Ruth Sharman. London: Thames and Hudson, 1990. 303p.: il., algumas color., p. 296.
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