terça-feira, 15 de maio de 2012

GLOSSÁRIO: TORRE EIFFEL

[TOUR EIFFEL] (Paris, 1887-1890).

A construção da gigantesca torre suscitou inúmeras discussões apaixonadas e criou a série de violentos opositores entre a nova geração, que incluiu destacadas figuras da intelectualidade e da sociedade francesa, como Jean Louis Meissonier, o urbanista Jóris-Karl Huysmans e o músico Henri Charles Gounod.

O engenheiro Gustave Alexandre Eiffel (1832-1923), autor do projeto, tinha se especializado nas novas técnicas de construção utilizando estruturas metálicas, com as quais ele construiu ponte sobre o rio Tejo (Porto, Portugal). O construtor e também, de certa forma, escultor, construiu a torre com o método no qual ele associou pequenas vigas de aço a seções com vigas maiores do mesmo tipo, a fim de conseguir criar obra harmoniosa. A Torre Eiffel foi edificada por 200 operários em c. de 2 anos de trabalho contínuo, voltado para a data de inauguração, que foi a mesma da dita, Exposição Universal, comemorativa dos 100 anos da Revolução Francesa (Paris, 1890).

Muitos artistas do grupo dos Neo-Impressionistas, sentiam que o tipo de construção mantinha certa identidade com a moderna técnica pictórica dos artistas avançados da época, os ditos, Pontilhistas ou Divisionistas, que construíam suas obras com a reunião de pequenos pontos separados de pigmentos puros colocados sobre a tela, unidos depois pela visão do olho humano. Louis Hayet pintou o quadro na técnica pessoal calcada na Pontilhista, quando substituiu os pontos por traços multicoloridos, verticais e diagonais, na obra Construção da Torre Eiffel (1887, aquarela/ calico/ tela, 21,12 cm x 28,80 cm); ele também pintou na sua técnica a imagem da Torre Eiffel pronta, no quadro Praça da Concórdia [Place de la Concorde] (Paris, 1888, óleo/ tela, 22.40 cm x 33,60 cm). Georges Seurat também pintou A Torre Eiffel [La Tour Eiffel] (1889, óleo/ tela, 30.08 cm x 18,72 cm), que, juntamente como os quadros citados de Louis Hayet, se encontram reproduzidos (CLAY, 1973).
 
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:

CLAY, J. Comprendre l 'impressionisme. Paris: Éditions du Chêne, 1984. 118p. il.

CLAY, J. (Org.); HUYGUE, R. (Pref.) Impressionnisme. Paris: Librairie Hachette - Société d' Ëtudes et de Publications Economiques, 1973. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário