GLOSSÁRIO: ACADEMIA DE ARTES DE SÃO PETERSBURGO (1764-1933); depois ACADEMIA RUSSA E ARTES (1933-1947), ACADEMIA DE ARTES DA U.R.S.S. (1947-1991) e ACADEMIA RUSSA DE ARTES (São Petersburgo, 1991-hoje).
O prédio de estilo Neoclássico da Academia Imperial de Artes foi construído com projeto de Jean-Baptiste Vallin de La Mothe e Alexander F. Kokorinov (1764-1789). A Academia das Três Nobres Artes foi inaugurada anteriormente pelo Conde Ivan Shuvalov (São Petersburgo, 1757): até a construção do novo prédio, esteve localizada no Palácio Shuvalov (1757-1764).
Foi Catarina, a Grande, quem renomeou a escola Academia Imperial de Artes e nomeou seu primeiro reitor, Alexander F. Kokorinov, encarregado do projeto da nova edificação que levou 25 anos sendo construída. O decorador Konstantin Thon foi responsável pelo projeto dos luxuosos interiores: ele adornou a fachada com duas esfinges com 3000 anos de idade trazidas do Egito. Foi Ivan Betskoi o novo encarregado de reorganizar a academia como departamento: ele reuniu todos os assuntos referentes as artes através do país, distribuindo ordens e promovendo os princípios Neoclássicos. Durante certo período prfolongado Academia Imperial de Artes levou destacados artistas russos para estudarem no exterior, na Itália e França, onde aprenderam os princípios clássicos das artes. A Academia de São Petersburgo reuniu coleção respeitável de obras de arte estrangeiras, escolhidas para serem estudadas e copiadas, a partir das pinturas de Jean-Dominique Ingres, entre outros mestres.
Em meados do século XIX o ensino da academia foi desafiado por um grupo de pintores que ficou conhecido como o Grupo (Russo-Soviético) da Sociedade para Mostras Itinerantes de Arte ou Grupo dos Itinerantes [Pereddvishniki] (v.), que, liderados por Ivan Kramskoi começaram a promover mostras itinerantes por todo o país, da nova estética, dita, Realista. Foram professores da Academia Vladimir Beklemishev e Grigo Zaleman, sendo aluno de escultura Alexander Zlatovratsky, posteriormente aluno de Aristide Maillol e Antoine Bourdelle, na Escola Nacional Superior de Belas Artes [École nationale supérieure des Beaux Arts] (Paris, 1908).
Depois da Revolução de Outubro (1917), a academia russa passou por inúmeras transformações, recebendo os nomes de Academia Russa de Artes (1933) e de Academia de Artes da URSS (1947), para depois voltar ao nome anterior, de Academia Russa de Artes (1991). A importante coleção de arte reunida pela Academia de S. Petersburgo, incluindo pinturas de Jean-Dominique Ingres, Jean-Louis David e Nicolas Poussin, entre outros mestres europeus, passou ao acervo do Museu Ermitage, localizado na outra margem do rio. O Academicismo floresceu com nova roupagem, sob a ditadura de Ióssif Stalin (1924-1953; v. Arte Totalitária; v. o Grupo da Associação de Artistas da Rússia Revolucionária[AKhRR] e v. o Grupo da Associação de Artistas Proletários [AKhR]).
Depois da Revolução de Outubro (1917), a academia russa passou por inúmeras transformações, recebendo os nomes de Academia Russa de Artes (1933) e de Academia de Artes da URSS (1947), para depois voltar ao nome anterior, de Academia Russa de Artes (1991). A importante coleção de arte reunida pela Academia de S. Petersburgo, incluindo pinturas de Jean-Dominique Ingres, Jean-Louis David e Nicolas Poussin, entre outros mestres europeus, passou ao acervo do Museu Ermitage, localizado na outra margem do rio. O Academicismo floresceu com nova roupagem, sob a ditadura de Ióssif Stalin (1924-1953; v. Arte Totalitária; v. o Grupo da Associação de Artistas da Rússia Revolucionária[AKhRR] e v. o Grupo da Associação de Artistas Proletários [AKhR]).
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