quinta-feira, 22 de maio de 2014

GRUPO (ALEMÃO) 1917 [GRUPPE 1917] (Dresden, Alemanha, 1917-1919).

 
GRUPO (ALEMÃO) 1917 [GRUPPE 1917] (Dresden, Alemanha, 1917-1919).


Sob a égide do crítico de arte Hugo Zehder, que se apresentava como mentor espiritual do grupo, reuniram-se os pintores Conrad Felixmüller (1897-1977), Otto Lange (1879-1944), Peter August Böckstiegel (1889-1951), Lasar Segall (1891-1957) e Constantin von Mitsche-Collande (1876-1958) aos antigos participantes do Grupo da Ponte [Die Brücke] (Dresden, 1905-1910; Berlim, 1910-1913; v.), que tinham voltado a viver em Dresden.

 
As influências percebidas nas obras dos diversos artistas foram de V. van Gogh (1853-1891), passando pelos artistas da Ponte, e seguindo adiante com a influência dos Cubistas franceses. A expressão coletiva em alguns dos artistas, acentuou um ou outro aspecto de forma individual. Segall viu As Demoiselles d’Avignon(1906-1907) na exposição de Pablo Picasso (1881-1972), realizada na Galeria Emil Richter e ficou influenciado; ele introduziu nas suas pinturas certa angularidade Cubista, dando alma a círculos, triângulos e rombóides com os quais formou partes dos corpos de suas figuras situadas no plano, lado a lado, causando tensão dramática. O auge dessa estética foram as cinco litografias (1917)dele, Segall, inspiradas no conto Die Sanfte [A Suave], de Fyodor Dostoievsky (1821-1881).

O principal artista deste grupo foi o Expressionista Conrad Felixmüller; dois anos depois o grupo se transformou no Grupo 1919, também conhecido como o grupo da Nova Secessão de Dresden – Grupo 1919 (v. grupos da Secessão).


 


REFERÊNCIA SELECIONADA:



MICHALSKI, S. New Objectivity. Neue Schlichkeit: Painting in Germany in the 1920sPainting, Graphic Art and Photography in Weimar Germany 1920-1933. Cologne - London - Los Angeles - Madrid - Paris - Tokyo: Taschen, 2003, 20 x 24,5 cm. 220p.; il., color., pp. 64-69,210-212.

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