BIOGRAFIA: ENSOR, James (1860–1949).
Ensor nasceu em Ostende, na Bélgica, onde seus pais possuiam comércio de presentes. Ensor viveu uma infância pesada e difícil, marcada pela presenca de sua mãe e sua avó materna, que dominavam a cena familiar e aterrorizavam o menino. Ensor mostrou desde cedo sua vocação para o desenho: ele desenhou e pintou estas figuras femininas familiares dormindo, cercadas de monstros e pesadelos. Ensor tornou-se tímido e solitário, quase recluso; ele estudou na Academia de Belas Artes (Bruxelas, 1877-1880). Ensor foi um dos fundadores, junto com o advogado Octave Maus (1856-1919), do Grupo (Belga) dos XX [Les XX] (Bruxelas, 1883-1894). No entanto, devido a originalidade perturbadora dos temas de sua arte, Ensor quase foi expulso do coletivo; mas posteriormente, sua obra foi considerada inscrita no topo do Simbolismo belga, e ele tornou-se artista bastante respeitado (1900-). Depois que as mostras anuais do Grupo dos XX acabaram, Ensor participou das mostras do grupo que o sucedeu, A Estética Livre [La Libre Esthetique] (1894-1897).
O tema das máscaras, fantasias e caveiras foi recorrente nas obras figurativas de Ensor, carregadas de originalidade e com profundo sentido emocional, psicológico, intelectual e pictórico, passando a compreensão de forma indireta, no sentido do que de mais mais humano existe na natureza do ser. Foi um dos precursores do Expressionismo belga, o qual influenciou Emil Nolde (1867-1956), que adotou tema similar de máscaras, pois tinha a profunda identificação com vários pontos de contacto com a identidade de Ensor. O universo da fase escura do artista (1879-1883), durante a qual ele utilizou técnica pessoal de claro-escuro, acresceu-lhe a dimensão na obra do estilo dito, Grotesco, fantástico, fantasioso, com o qual o artista atingiu dimensão universal. Ensor foi o precursor de vanguardas européias do Fauvismo e do Surrealismo.
A obra de Ensor, A Intriga [L'Intrigue] (1889, 90 cm x 150 cm, no acervo do Museu Royal de Beaux-Arts em Anvers); seu Auto-Retrato com Máscaras (1899), além da obra Esqueletos Vindo se Aquecerem (1889), encontram-se reproduzidas (CASSOU,1988).
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
DICIONÁRIO. BREUILLE, J-P. Dictionnaire de la peinture et de sculpture : l'art du XXe siècle. Sous la direction de Jean-PhilippeBreuille. Paris: Lib, Larousse, 1991. 777p.: il., retrs., pp. 246-248.. (Dictionnaires specialisés).
ENCICLOPÉDIA. CASSOU, J.; BRUNEL, P.; CLAUDON, F; PILLEMONT, G.; RICHARD, L. (Col.). Petite Encyclopedie du Symbolisme: Peinture, Gravure et Sculpture, Littérature, Musique. Paris: Somogy, 1988, pp. 269-173.
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