segunda-feira, 14 de maio de 2012

GLOSSÁRIO: INFLUÊNCIA DA ARTE FRANCESA DE VANGUARDA SOBRE A

ARTE RUSSA E SOVIÉTICA (PARIS - SÃO PETERSBURGO - MOSCOU, 1905-1933).

Alguns grupos russos se formaram em outras cidades, mas depois vieram para Moscou, que, depois da Revolução, se tornou a capital da URSS. O maior impulso ocorreu a partir do ensino da Faculdade de Arquitetura, Pintura e Escultura de Moscou, onde estudaram os principais impulsionadores dos primeiros grupos das vanguardas moscovitas, a partir das personalidades dos artistas plásticos e arquitetos Mikhail Larionov (1881-1964), Kasimir Malevich (1878-1935) e Vladimir Tatlin (1885-1953).

Tatlin, arquiteto, artista plástico e músico, viajou a Paris (1912) acompanhando grupo musical, quando ele visitou o estúdio de Georges Braque (1882-1963) e de Pablo Picasso (1881-1973). Esta viagem mudou a estética da obra de Tatlin, que, influenciado pelas montagens Cubistas que ele apreciou no ateliê dos franceses, passou a executar esculturas com materiais alternativos.

Artistas russos de vanguarda absorveram influências, no convívio com artistas franceses ou estrangeiros radicados na França: Larionov, que organizou com Sergey Diaghilev a Sala Russa, no Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1907-1908); e Tatlin, que, no auge do Cubismo, visitou Braque e Picasso (1912). Obras das vanguardas francesas foram apresentadas com sucesso egrande repercussão na mostra A Arte Contemporânea (Moscou, 1913). E Malevich participou com obras Cubo-Futuristas do Salão dos Artistas Independentes (Paris, 1914).

O Cubismo obteve importante impulso, à partir da publicação do livro Do Cubismo [Du Cubisme] (Paris, 1912), de autoria dos pintores franceses Albert Gleizes (1881-1953) e Jean Metzinger (1883-1957), professores de arte das artistas russas Lyubov Popova (1889-1924), Olga Rozanova (1886-1918) e Nadeshda Udaltsova (1886-1961), que estudaram na Academia A Paleta [La Palette], de Gleizes e Metzinger (1912-1913). A publicação abriu as portas para que outros artistas plásticos escrevessem e publicassem escritos na arte ocidental; a obra citada foi escrita com o intuito de documentar, explicar e divulgar o Cubismo. Um ano depois esse livro, levado na bagagem das artistas russas que voltaram a seu país depois de prolongada temporada na França, foi traduzido para o idioma russo por Ecatarina Guro, irmã de Elena Guro (1877-1913), que, como artista plástica, desenhista, aquarelista, escritora e ilustradora, participou do Grupo Hyleae (1910-1913; v.). O importante grupo de escritores reuniu Vladimir Mayakowsky (1893-1930), Benedikt Livshits (1886-1938), os irmãos David (1882-1967) e Vladimir Burliuk (1886-1917), Alexey Kruchenykh (1886-1968) e Velimir Khlebenikov (1885-1922), artistas, escritores e teóricos das primeiras vanguardas russas.

Como resultado do intenso intercâmbio das artes russas com a francesas, desenvolveu-se nas primeiras vanguardas russas o dito, Cubo-Futurismo (1912-1915). Entre os maiores expoentes  Kasimir Malevich (1878-1935), no estilo de início de sua carreira, antes de amadurecer e descobrir seu próprio estilo e formar o movimento dito, Suprematismo: O Novo Realismo Pictórico (c. 1915-1919).

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